Imagem do mês

Imagem do mês

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividades para as férias


Nossas queridas educadoras (foto Tia Betania) já estão a todo vapor preparando as lembrancinhas de fim de ano. Também é tempo de planejar as atividades que serão desenvolvidas durante o período de férias. Quase 70% das crianças estarão de volta ao CMEI logo após o recesso de fim de ano. Sugerimos algumas atividades e brincadeiras que as crianças vão amar. Mesmo as brincadeiras, merecem um planejamento cuidadoso para evitar contratempos indesejáveis.


 Sugestão de brincadeiras e atividades:
TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.
Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como:
- Quem trouxe você para a escola hoje?
- Você tem amigos? Quem são?
- Você já brincou no parque?
- Você já tomou lanche?
CADA UM É DO SEU JEITO
IDADE: 3 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL:Papel Kraft, tesoura, canetas hidrocor e fita adesiva.
OBJETIVOS: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima.
Cada criança deita sobre uma folha de papel para que você possa desenhar a silhueta dela. Recorte o contorno, escreva o nome da
criança e entregue a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentive a criança a observar o próprio corpo. Não espere nada figurativo. Quando todos concluírem o trabalho, cole as silhuetas lado a lado na parede e estimule a observação: “Olha! A Iara é mais alta que o Pedro”. Converse bastante sobre as particularidades de cada uma. Esse diálogo contribui para a construção da auto-imagem e da auto-estima, pois a criança interioriza o afeto que você e os colegas têm por ela, expresso na conversa.
CORRIDA DE OBSTÁCULOS
IDADE: Até 3 anos.
TEMPO: De10 a 20 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.
OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.
PREPARAÇÃO: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos.
Proponha às crianças diferentes movimentos: ajude-as a rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; dê uma força também para elas andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais
diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.

Essas e outras atividades podem ser encontradas aqui e no site da Revista Nova Escola.

4 comentários:

CMEI AGADIL CABRAL disse...

Tem razão Clau, planejamento é fundamental, mesmo quando o assunto é brincar.

CMEI Ruth Baka disse...

E brincar com segurança e melhor ainda. Obrigada pela participação.

karime Cmei Milena Bonfim disse...

Importante lembrança, as crianças merecem o melhor.

CMEI Ruth Baka disse...

A qualidade no atendimento está acima de qualquer coisa. Afinal estamos lidando com crianças e elas merecem ser tratadas com amor e respeito sempre. Obrigada pela visita!

Postar um comentário