Imagem do mês

Imagem do mês

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia 19 de abril - Dia do Índio


Comemora-se o Dia do Índio no dia 19 de abril. É, sem dúvida, uma importante data a ser lembrada. A Lei 11.645/08  inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro. No entanto, usando de criatividade podemos fugir um pouco daquela tradicional atividade de caracterizar nossas crianças de indiozinhos pintados, com cocares, etc. Não que elas não devam ser usadas, até porque elas ficam uma fofura vestidinhas assim. Mas podemos direcionar para o indígena contemporâneo. Mostrar vídeos de crianças índias de diversas regiões, suas tradições e sua integração na nossa sociedade, as brincadeiras e brinquedos que gostam, talvez alguns nomes típicos  entre outras. Alguns jogos poderão ser encontados no Portal do Profesor .Veja alguns brinquedos que crianças índias gostam e que certamente algumas das nossas nunca viram ou ouviram falar:
Pião

 Cama de gato
Chocalho
Podemos improvisar um, usando materiais recicláveis como copinhos descartáveis, garrafinhas pet, palitos de picolé  e muito papel colorido para enfeitar.

                                                                 
                                                                    Bumerangue
Peteca



Sugestão: Você pode fazer uma peteca com as crianças usando folhas amassadas de jornal para formar as bolinhas e depois cobri-las e amarrá-las com papel celofane colorido.  

Outra dica maravilhosa:



Para as crianças maiores, esse vídeo também é bastante interessante, pois mostra os índios nos dias de hoje tentando resgatar e preservar a cultura do seu povo.

-

Dica de leitura: Revista Nova Escola
Visite também

Só para fechar a nossa pesquisa...

0 comentários:

Postar um comentário